17 Atividades de Páscoa para Educação infantil
Muito além dos chocolates a serem recebidos, a Páscoa é um período de significado muito especial que deve ser trabalhado juntamente com as crianças, havendo muitas formas de fazer isso de acordo com cada faixa etária.
Logo abaixo, reunimos ideias prontas de Atividade de Páscoa para Educação infantil para imprimir, além de sugestões para quem também busca por atividades práticas para propor em sala de aula. Siga conferindo:
O que trabalhar na Páscoa na educação infantil?
Ainda que a Páscoa seja uma data de origem religiosa, sua popularidade faz com que possa ser trabalhada de forma ampla, sem que necessariamente limite o acesso ao conhecimento sobre si a crianças que já seguem religiões como a Católica, por exemplo.
Dessa maneira, ao longo da Educação infantil, é possível falar sobre os seus símbolos, incluindo elementos como os famosos ovinhos de chocolate, bem como o coelhinho, propondo uma identificação dos mesmos.
E é claro, se torna interessante explicar o contexto de origem da data, incluindo o significado que ela possui e sua verdadeira importância, que vai muito além dos chocolates, ainda que eles chamem muita atenção.
Quais brincadeiras fazer na Páscoa?
Além das atividades para imprimir que ainda irá poder conferir neste mesmo post, é possível pensar também em brincadeiras para propor atividades lúdicas e práticas diante da chegada da Páscoa, o que é bem legal.
Entre as inspirações nesse sentido, podemos mencionar as seguintes:
- Caça aos ovos;
- Confecção de ovos coloridos;
- Fantasia temática;
- Mímica;
- Peça teatral.
Atividades de Páscoa para Educação infantil
1. A ludicidade costuma funcionar bastante na Educação infantil, sendo uma maneira de fazer com que as crianças aprendam enquanto se divertem.
2. Para isso, podemos apostar em atividades como essa, que propõe um momento para colorir, exercitando o foco e ainda contribuindo para o desenvolvimento da criatividade.
3. Já nesse exercício, a missão é identificar os pares a partir dos elementos que os fazem ser iguais. É claro que ao longo do tempo destinado para a atividade, pode dar uma ajudinha aos alunos.
4. Buscando exercitar a coordenação motora, as cores desse desenho serão dadas por meio de colagem, feita de maneira guiada conforme a numeração descrita.
5. A atividade a seguir deve ser feita após uma aula prévia, onde os alunos devem ter conhecido os elementos que fazem parte da Páscoa e suas simbologias.
6. Datas específicas do ano podem se tornar um auxílio para temas da alfabetização quando os associamos em atividades como essa, que trabalha o conhecimento dos números.
7. Durante a infância, especialmente até os 6 anos, atividades desafiadoras pensadas como jogos tendem a conquistar a atenção das crianças, exercitando a concentração.
8. Nesse próximo exercício temático de Páscoa, pensamos em uma atividade diferente de colorir, onde os alunos vão precisar encontrar e pintar somente as letras do seu próprio nome.
9. Além da pintura, o ato de desenhar é bem legal, e além de trabalhar a criatividade, auxilia no desenvolvimento da coordenação motora e identificação visual.
10. Lembra que falamos sobre os jogos? Ainda pensando neles, trouxemos esse desenho de Páscoa em formato de quebra-cabeça para recortar e claro, se divertir bastante.
11. Outra opção para exercitar a coordenação motora é seguir diferentes caminhos tracejando, que nesse caso serão os responsáveis por levar o coelhinho até seu ovo.
12. Uma outra sugestão para deixar os desenhos coloridos, é com atividades de corte e colagem que podem ser feitas a partir do uso de materiais como o papel crepom.
13. Mais um modelo pensado para o desenho! Nesse caso, a quantidade específica de ovos da páscoa a serem desenhados está determinada pelas cestas.
14. Além da atividade de pintura guiada que já trouxemos, organizamos também essa onde cada ovo deve seguir o uso da cor que já foi adicionada a ele.
15. Seguimos a nossa lista de atividades com esse modelo de corte e colagem. O ideal é que ela seja feita em sala de aula, sempre com a supervisão do professor.
16. Atividades de pintura mais livres como essa também podem ser exploradas, visando trabalhar a criatividade dos alunos junto com o reconhecimento da data.
17. E finalizamos com esse modelo que tem como intenção proporcionar, por parte das crianças, a identificação de cada cor, um conhecimento que já deve ter sido anteriormente trabalhado em sala de aula.