Atividades de Ciências para 4º ano
A disciplina de Ciências é uma das mais importantes para formar a base do Ensino Fundamental II, e por isso é importante que os temas sejam trabalhados tanto em aulas expositivas quanto a partir de atividades.
Pensando nisso, nós reunimos ao longo deste post diversas Atividades de Ciências para 4º ano para que você possa adicionar ao seu plano de aula, levando em consideração que elas foram organizadas a partir dos principais assuntos desse período letivo. Confira:
O que se estuda em Ciências no 4º ano?
Ao longo do 4º ano, os alunos passam a estudar especialmente sobre substâncias, misturas e formas, sendo esse um bom momento para propor experiências práticas, onde os alunos conseguirão entender como o assunto visto acontece em situações reais.
Entre os temas mais recorrentes a serem focados diante do período, podemos mencionar:
- Transformações de matéria;
- Mudanças de estado físico;
- Cadeia alimentar;
- Microrganismo.
E é claro, além dos exercícios práticos, existem modelos impressos que funcionam para fixar o conhecimento, funcionando até mesmo como revisão. Você poderá começar a dar uma olhadinha neles logo abaixo.
Atividades de Ciências para o 4º ano
1. Conforme já mencionamos, a Cadeia alimentar é um tema comum nesse momento, servindo para que a gente entenda o ciclo comum da natureza e a importância dele.
2. Outro assunto inclui os estados físicos da matéria, com foco na água e seus três estados que são líquido, sólido e gasoso.
3. Já essa atividade de ciências para o 4º ano propõe uma interpretação textual sobre meio ambiente, ressaltando cuidados simples e fundamentais que podemos ter em relação a ele.
4. Com essa atividade de verdadeiro ou falso, trouxemos questões sobre os microrganismos, onde os alunos vão precisar identificar as afirmações que realmente fazem sentido diante do tema.
5. Matéria e energia é um assunto base ao longo do 4º ano. Logo após a realização da aula expositiva, pode usar esse modelo de atividade voltado para perguntas mais simples acerca do tema.
6. O assunto das Misturas, por sua vez, também é abordado a partir de perguntas mais diretas. Optamos pelo modelo discursivo para que a escrita ajude na fixação do conhecimento.
7. Já ao trabalhar o corpo humano, nessa fase são vistos especialmente os seus órgãos, trabalhando os principais deles e suas funções, o que irá favorecer a identificação no modelo a seguir.
8. As misturas podem ser homogêneas ou heterogêneas, e após a conceituação de cada uma delas os alunos já estarão capacitados para definir o que acontece em cada situação.
9. As mudanças, por sua vez, podem ser reversíveis e irreversíveis. Assim, essa se torna outra diferenciação possível a partir da análise dos casos determinados a seguir por meio das imagens.
10. Falando em imagens, são elas que representam os estados físicos da água nesse exercício, tornando o modelo mais lúdico para que uma sequência de atividades não se torne cansativa e repetitiva.
11. Para refletir sobre o funcionamento da cadeia alimentar, essa atividade questiona sua importância, podendo incentivar uma pesquisa mais atenta por parte dos alunos.
12. Ao pensarmos nos estados físicos da matéria, vemos muitos exemplos de itens presente no nosso cotidiano que estão ligados a eles. Dessa forma, a intenção da atividade é conectar o item ao seu estado.
13. Pensando em trabalhar o meio ambiente de forma lúdica, conquistando o interesse dos alunos, com essa atividade aparece um caça-palavras, desafiando a turma e a engajando para resolver o desafio.
14. Essa atividade com questões discursivas sobre os microrganismos é uma boa opção para realizar em sala de aula, onde poderá ajudar de forma mais rápida e eficaz com possíveis dúvidas que possam surgir.
15. Trouxemos mais uma vez, uma atividade sobre Matéria e energia. Dessa vez, a intenção é completar o texto com a colocação correta das palavras determinadas ao final.
16. Além de estudar as misturas em experiências práticas, o assunto deve compreendido na teoria, incluindo suas formas e especificações.
17. Já para estudar o corpo humano em meio a aspectos lúdicos, tem essa opção de atividade com cruzadinha, que deve ser completada de acordo com a imagem de cada órgão.
18. Levando em consideração as misturas homogêneas e heterogêneas, essa é uma atividade com um exemplo de cada caso para que seja lido e identificado corretamente.
19. Levando em consideração as transformações reversíveis e irreversíveis, pensamos nesse exercício de corte e colagem onde o foco é colocar cada transformação na coluna correspondente a ela.
20. Uma forma bem interessante de estudar os estados físicos da agua é com a interpretação textual, especialmente nesse caso onde o texto cita os três estados possíveis.
21. Finalizamos a nossa lista de atividades com mais esse modelo relacionado a cadeia alimentar, agora incentivando a produção desse sistema a partir dos próprios alunos.