21 Atividades sobre Sujeito e Predicado
Existem muitos assuntos importantes para o estudo da Gramática, e entre eles podemos destacar Sujeito e Predicado, que partem da análise das partes de uma oração e definem a função realizada por cada uma delas.
Levando isso em consideração e a importância do assunto, reunimos a seguir Atividades sobre Sujeito e Predicado já prontas para imprimir e praticar os seus conhecimentos acerca do tema. Confira:
O que é Sujeito e Predicado?
Para entender esse assunto, a melhor maneira é trabalhando os conceitos de modo individual. Primeiro, sobre Sujeito, podemos defini-lo como aquele que sofre ou realiza a ação proposta pelo verbo. Ou seja, em “Maria caminhou”, o sujeito é Maria, que executou a ação de caminhar.
Já o Predicado é o que define algo sobre o sujeito, seja uma ação ou até mesmo uma qualificação, o que ocorre no caso do predicado nominal.
Atividades sobre Sujeito e Predicado
1. Para pensar nas questões de Sujeito e predicado, podemos começar trabalhando os sujeitos de modo individual, para que assim o assunto se desenvolva melhor já diante de um conhecimento prévio.
2. Uma boa opção é fazer uso de atividades com tirinhas, sendo um esse mais leve e divertido para incluir na etapa de revisão do assunto.
3. Geralmente, esse assunto é visto ainda nas turmas do Ensino Fundamental, sendo um dos temas que servem como base para o conhecimento gramatical.
4. E para facilitar, nessa atividade ainda adicionamos o gabarito, para que após responder possa conferir se as respostas estão corretas.
5. É claro que pensamos também nas questões subjetivas, que são essas com espaço livre para a escrita, o que ajuda na análise de conhecimento de cada aluno.
6. Abaixo, a ideia é que possam ser trabalhados todos os tipos de predicado, levando em consideração os pontos específicos que definem cada um deles.
7. Junto ao conhecimento do que é sujeito e predicado, é interessante que visualize os conhecimentos na prática e possa dar exemplos deles.
8. Levando em consideração a importância de inovar nas atividades e tornar o estudo mais interessante, veja esse modelo para conectar as colunas.
9. Diante de frases já prontas, a intenção nesse caso a seguir é que possa escrever separando qual parte é o sujeito e qual é o predicado.
10. Ainda pode deixar a imaginação fluir para dar continuidade nas frases abaixo, incluindo um predicado que seja do tipo nominal assim como pode o enunciado.
11. Esse modelo é bem similar ao último, mas traz como ponto diferente o fato de ter que dar continuidade para as frases com predicados verbais.
12. Ao criar frases, já vai separando elas na parte correta do quadro a partir da divisão que montamos entre sujeito e predicado.
13. Nos inspirando em modelos já trazidos anteriormente, dessa vez a questão pede para que inclua sujeitos, lembrando de combiná-los com o predicado para que haja concordância.
14. É hora de usar a criatividade para criar frases a partir das imagens. Após isso, o conhecimento sobre sujeito e predicado deverá ser utilizado.
15. Mais um modelo voltado para análise de tirinha, com perguntas sobre o próprio texto que aparece nas cenas da história.
16. Com frases já determinadas, a intenção é que possa separar o que corresponde a sujeito e aquilo que é predicado em cada uma delas.
17. As questões abertas, com espaço para escrita, ajudam a revisar os assuntos, explicando melhor aquilo que pensa e incluindo dados importantes.
18. Sendo assim, pode fazer uso do modelo abaixo para revisão antes de atividades avaliativas, o que certamente vai ajudar na preparação.
19. Já as questões objetivas, que apresentam alternativas e apenas uma correta, são as mais comum em provas, facilitando a correção.
20. Como falamos em correção, uma forma ainda mais fácil de realizar essa etapa é levando em consideração o gabarito que adicionamos ao final do exercício.
21. E finalizamos com mais essas questões sobre sujeito e predicado para que pratique o assunto e o compreenda por completo!